Como é conhecida a cidade de João Pessoa: o que você não sabe!

Como é conhecida a cidade de João Pessoa
Continua após o anúncio

João Pessoa, capital da Paraíba, se destaca como uma das cidades mais antigas do Brasil, situada no litoral nordeste. Com uma população de 817 mil habitantes, a cidade é reconhecida por sua rica tradição cultural e importância político-administrativa no estado.

A cidade litorânea de João Pessoa, integrante do bioma Mata Atlântica, possui uma economia diversificada, destacando-se nos setores de comércio, serviços, indústria e tecnologia. Além disso, suas paisagens naturais, espaços históricos e praias desempenham um papel fundamental no turismo, impulsionando a economia local e atraindo visitantes de diversas partes do país.

Continua após o anúncio

Características físicas de João Pessoa

Clima

O clima predominante na capital paraibana é o tropical úmido, caracterizado pelas temperaturas elevadas durante todo o ano. A média fica em torno de 26º C, enquanto as mínimas registradas são de 22º C e máximas de 28º C. A umidade do ar permanece acima dos 70%, e os maiores volumes de chuvas se concentram nos meses referentes ao outono e início do inverno, entre abril e julho. Anualmente, a pluviosidade é de 1.700 mm.

Relevo

João Pessoa está inserida no domínio das planícies e terras baixas costeiras, conforme a classificação de Aziz Ab’Sáber. Seu relevo é marcado por terrenos aplainados em sua maioria, além da presença dos chamados tabuleiros litorâneos. O ponto mais elevado está situado a 74 metros acima do nível do mar, enquanto a média altimétrica encontrada no seu perímetro urbano é de 10 metros.

Vegetação

Situada no litoral da Paraíba, sua capital pertence à Zona da Mata, área recoberta pelo bioma Mata Atlântica. Além disso, João Pessoa pertence ao sistema costeiro-marinho, dispondo de formações vegetais características, como mangues e restingas. Destaca-se a Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, considerada uma das últimas áreas conservadas de Mata Atlântica em restinga. A cidade é reconhecida também pelas suas áreas arborizadas e recebeu, em 2019, o título de cidade mais verde das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Continua após o anúncio

Hidrografia

O município está na área de abrangência da bacia hidrográfica do Rio Paraíba, um dos cursos d’água mais importantes do estado. O Rio Jaguaribe banha a cidade de João Pessoa e é um dos principais rios da região. Outros rios como Mumbaba-Gramame, Marés e Sanhauá também contribuem para a hidrografia da região.

População e Densidade Demográfica

A população pessoense é de 817.511 habitantes, tornando-se a cidade mais populosa da Paraíba. Além disso, possui uma alta densidade populacional de mais de 3 mil habitantes por quilômetro quadrado. A distribuição populacional em seu território é a maior no estado e uma das maiores do país.

Continua após o anúncio

Tradição cultural e pontos turísticos de João Pessoa

Tradição cultural em João Pessoa

João Pessoa é detentora de uma rica tradição cultural, que se manifesta por meio das festas e celebrações, da dança, da música, do artesanato, da arte de um modo geral e da gastronomia. O calendário cultural da cidade inclui a tradicional representação da Paixão de Cristo, que ocorre no mês de abril, a Festa de Iemanjá e a festa da padroeira da cidade como algumas das celebrações religiosas. Há ainda as festas juninas, o Carnaval e as micaretas fora de época, assim como mostras de artesanato e festivais de arte.

Pontos turísticos em João Pessoa

A cidade conta com muitos prédios históricos, que deixam marcados, na paisagem urbana, um pedaço da história de João Pessoa. Entre eles citamos o Centro Cultural São Francisco, situado no centro histórico da cidade, o Theatro Santa Roza, a Fortaleza de Santa Catarina, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, o Palácio da Redenção e outros. Em se tratando de projetos contemporâneos, a Estação Cabo Branco foi projetada por Oscar Niemeyer e funciona como um centro cultural, artístico e científico de acesso gratuito.

Economia e estrutura urbana de João Pessoa

Economia de João Pessoa

João Pessoa é a principal economia municipal do estado da Paraíba, concentrando suas principais atividades financeiras e industriais. A cidade apresenta Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 20 bilhões, valor que corresponde a aproximadamente 31% do PIB paraibano. Em escala nacional, a economia pessoense se encontra na 47ª colocação. Assim como na maioria das capitais estaduais, o setor terciário, que abrange serviços em geral e o comércio, responde pela maior parcela do PIB, que é de 59,81%.

Parques industriais e tecnológicos

João Pessoa conta com um dos principais parques industriais e tecnológicos do estado da Paraíba, reunindo grandes empresas de diversos ramos, como de bebidas, alimentício, eletroeletrônico, têxtil, construção civil, moveleiro, informática, entre outros. Além disso, a cidade possui a presença de parques científicos e tecnológicos, impulsionando o desenvolvimento e a inovação na região.

Agropecuária e pesca

A agropecuária em João Pessoa corresponde a 0,24% da economia local, com destaque para a criação de animais, a pesca do camarão e a produção de frutas como manga, banana, coco-da-baía, maracujá, abacaxi, entre outras. A cidade também possui lavouras de cana-de-açúcar, contribuindo para a diversificação econômica e produtiva da região.

Infraestrutura urbana

Os deslocamentos urbanos em João Pessoa são realizados principalmente por meio das linhas de ônibus e do transporte ferroviário, que atende uma média de 8 mil passageiros diariamente na região metropolitana. O Porto de Cabedelo é o principal porto da cidade, sendo fundamental para o escoamento de cargas. Além disso, a cidade é conectada por rodovias federais e estaduais, e conta com o Aeroporto Internacional de João Pessoa – José Castro Pinto como principal ponto de chegadas e partidas por via aérea.

Continua após o anúncio
Sair da versão mobile